Vamos dar início a mais um “papo cabeça”, de educador para educador. O assunto deste artigo será sobre ”a segurança das crianças nos ambientes digitais”. Toda atenção está direcionada aos pequeninos, mas, a principal mensagem é para “gente grande”.
É isso mesmo, professores, pais, familiares, amigos, escola e igreja, precisam estar alinhados cuidando da segurança das nossas crianças em meio às interfaces do mundo digital.
Para fazer a alegria da criançada, brincadeiras e muitos jogos são um importante atrativo para os dias atuais. Elas não precisam estar alfabetizadas para conseguir realizar a leitura de símbolos como os do Face Book, Instagram, Youtube, WhatsApp, Twitter, Snapchat, Tic Toc, Google, Netflix, dentre tantos outros espaços onde a suposta interação rola solta.
Pensando neste contexto onde a palavra de ordem é estar CONECTADO, não podemos esquecer que enquanto pais, professores, familiares e amigos, somos os guardiões da inocência e pureza de nossas crianças.
Alguns estudiosos neste contexto classificam esta gênese como Geração Alpha “a geração atual de crianças que nasceram imersas na tecnologia e estão acostumadas com a realidade da Web 3.0 (Internet semântica), ou seja, a difusão do conhecimento com base de dados como o Google e aplicativos de celulares ”.
É neste contexto que surgem novas referências educativas para as crianças, os ídolos do Youtube ditam o pensar, o falar e o andar, substituindo assim os que orientam as Sagradas Escrituras em relação ao papel dos pais como Educadores “[…] e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6.7).
Esta geração está diretamente em contato com a Web 4.0, webs imersiva ou simbiótica, inteligente e personalizada. Mas, o que tudo isso tem a ver com o nosso papel de “ Gente Grande” no universo da criança?
Bem, estamos vivenciando uma realidade até bem pouco tempo considerada futurista, no entanto esse futuro chegou. E o que fazer com um futuro bem presente onde as influências e ideologias assumem o papel de educar da família? O que fazer quando a igreja não se prepara para orientar a criança e a família e ao invés disso propaga o discurso de que tudo é pecado?
O que fazer quando falta tempo e preparo para proteger e acompanhar nossas crianças neste percurso digital tão natural neste tempo? Como estimular, orientar e acompanhar a criança nos novos espaços interativos que estão à sua disposição?
A Bíblia nos assegura, “Mas a quem fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim seria melhor se lhe pendurassem no pescoço uma pedra de moinho e afundasse nas profundezas do mar” (Mateus 18.6).
Por isso, para que possamos garantir nosso papel de “gente grande” na vida de cada pequenino sugerimos que:
CONHEÇA 7 APLICATIVOS QUE GARANTEM A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NA INTERNET
Fonte:
https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2018/08/7-aplicativos-que-garantem-seguranca-das-criancas-na-internet.html>Acesso em 17.10. 2021
CARDOSO, Ana Paula. Geração alpha: entenda o perfil da geração que já nasce à frente dos pais.
Revista da Mulher. 11 de setembro de 2017. Disponível em:<http://arevistadamulher.com.br/familia/content/2452193-geracao-alpha-entenda-o-perfil-da-geracaoque-ja-nasce-a-frente-dos-pais> Acesso em 10.01.2019.